PREFEITURA DE TAUBATÉ ASSUME QUE CRIOU FAKE NEWS

A notícia divulgada pela maior montadora do país, através de uma nota oficial afirmando que repudia qualquer tipo de FAKE NEWS, e que a prefeitura Municipal de Taubaté, Gestão Saud e seus apadrinhados políticos do departamento de comunicação, que contam com uma verba de 7 milhões de reais do dinheiro do contribuinte para gastar em “propaganda”, sendo que há dois diretores bem ANTIGOS no ramo da publicidade, forçou a prefeitura a emitir uma nota assumindo sua total irresponsabilidade ocasionada pelo desespero de gerar um fato positivo, e acabou produzindo uma mentira a respeito do retorno da produção do GOL na unidade da Volkswagen em Taubaté. NOTA DA PREFEITURA DE TAUBATÉ “NA SEGUNDA-FEIRA, 29 DE JANEIRO, A PREFEITURA DE TAUBATÉ DIVULGOU INDEVIDAMENTE NAS REDES SOCIAIS OS VALORES E O NOME DO MODELO DO AUTOMÓVEL. O POST FICOU DISPONÍVEL POR CERCA DE 20 MINUTOS E FOI EXCLUÍDO.” Ter que se redimir assumindo um erro tão grotesco e primário, nos leva a imaginar o tamanho da repreensão que foi aplicada, pois quem é da área da comunicação, sabe perfeitamente que a montadora não divulga valores dos lançamentos, tão pouco, faria um anúncio dessa magnitude com tamanha desorganização. Tudo é sincronizado, com um planejamento de marketing rigoroso para não depreciar seus veículos, e óbvio que não usaria como garoto propaganda um Zé que virou Mané.

MEME: A GRÁVIDA DE TAUBATÉ

Taubaté conhecida internacionalmente como a “Capital Nacional da Literatura Infantil” até 2012, passou a ser a “cidade da mentira”, esse apelido jocoso infelizmente se deu devido a uma mulher que apareceu nos mais diversos programas de televisão afirmando uma suposta gravidez de quadrigêmeas e obter ajuda financeira com os custos da “gestação”. Logo depois que a mentira foi descoberta, começaram os memes depreciando a cidade considerada o berço de artistas renomados, e lamentavelmente cedendo espaço a tragédia da depreciação moral intitulada “A grávida de Taubaté”.

“O GOL DE TAUBATÉ”

Nunca na história da indústria automobilística no Brasil, uma prefeitura se envolveu em questões governamentais que dizem respeito somente a montadora e que nenhum órgão deveria se intrometer. Como resultado deste erro amador e juvenil, após a gestão produzir a mentira com intuito de alavancar pauta positiva, foi necessário também se retratar. Nos debates provocados pela “falha” da Prefeitura de Taubaté ter produzido a FAKE NEWS, o que se ouve é seguinte frase: “NÃO É POSSÍVEL, A PREFEITURA NÃO CHEGOU A ESSE PONTO?, IMPOSSÍVEL, SURREAL…” Não é concebível que um departamento que custa aos cofres públicos a quantia de R$ 64.000,00 (sessenta e quatro mil reais) por mês ou R$ 1.128.057,60 (um milhão, cento e vinte e oito mil, cinquenta e sete reais e sessenta centavos), com 2 diretores que recebem cada um, o salário de R$ 12.000,00 (doze mil reais), não foram capazes de filtrar a notícia ou em uma situação muito pior, fizeram porque quiseram, com a intenção de enganar a população, com a seguinte manchete: “GOL VOLTA A SER FABRICADO EM TAUBATÉ. COM INVESTIMENTO DE 1 BILHÃO”. O absurdo resume a esse fato apenas, na mesma FAKE NEWS foram dados detalhes como o valor do suposto “veículo”, que contaria com duas versões com preços variando entre R$ 130 mil e R$ 150 mil. O modelo que a prefeitura confirmou a fabricação fi caria na mesma faixa de preços do Volkswagen Nivus. O último modelo do GOL fabricado em Taubaté foi a série especial Gol Last Edition, em forma de comemoração de um dos maiores sucessos, produzido e vendido pela Volkswagen do Brasil. Sendo assim, eis que Taubaté deixou de ser reconhecida como a cidade que produziu o veículo mais famoso da multinacional para ganhar a pejorativa alcunha de

“GOL DE TAUBATÉ” ESTRATÉGIA DA VOLKSWAGEM

Não estamos falando de marketing para se vender um veículo, ou para eleger um candidato a prefeito de uma cidade, e sim estamos tratando do setor mais agressivo e competitivo. Para as montadoras o marketing é essencial, a ideia é nacional, é vender seu lançamento em todo o país. Não há espaço e margem para cometer um erro, sendo assim, as ações publicitárias tem que alcançar e atingir a maior quantidade do público consumidor possível. Dificilmente seria desenvolvida uma publicidade local, ou seja, para uma cidade, as montadoras pensam e agem nacionalmente e também focada na exportação, logo as ações precisam ser calculadas e otimizadas. As pesquisas de qual estratégia serão adotadas requer muito tempo e trabalho, visando entender o desejo do consumidor. O encerramento de um modelo histórico de uma montadora como a VOLKSWAGEN DO BRASIL até o lançamento de seu sucessor o POLO TRACK levou tempo com ações sincronizadas e planejadas, uma espécie de diretriz que determinam as ações publicitárias da VW.

CONCLUSÃO

Após a nota oficial da Volkswagen informando que a postagem da prefeitura não era verídica e que as informações sobre o novo ciclo de investimentos da marca no Brasil seria divulgado no dia 02 de fevereiro, a prefeitura assumiu o erro e apagou a FAKE NEWS. O fato de termos hoje mais um meme que altera o rótulo da cidade de positivo para negativo, é de inteira responsabilidade da atual gestão, composta por incompetentes e irresponsáveis, que além de destruir a reputação do município, destrói também toda uma estratégia de pesquisa executada com seriedade e muito trabalho pela montadora.

A TITIA QUER SABER

Após a divulgação da FAKE NEWS a prefeitura até tentou fazer papel de desentendida, mas não colou. Os veículos de comunicação com credibilidade denunciaram a FAKENEWS e a prefeitura certamente foi repreendida pela VW. Afinal de contas, o prefeito José Saud não vai punir o responsável por tamanha vergonha?

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