ENQUANTO O ENSINO PRIVADO CRESCE A EDUCAÇÃO PÚBLICA DE TAUBATÉ PADECE

ENQUANTO O ENSINO PRIVADO CRESCE A EDUCAÇÃO PÚBLICA DE TAUBATÉ PADECE

* Ana Paula Zarbietti – MTB 0080064

 Educação Pública deveria ser uma prioridade do governo Saud, já que sua família é composta na maioria por educadores e seu pai é diretor do Colégio Idesa. Porém, não é bem isso que estamos presenciando no município de Taubaté, aparentemente a educação privada, considerada um privilégio e frequentada por alunos oriundos de uma camada com maior poder aquisitivo está recebendo mais atenção do que a educação pública, que atualmente é a única opção de grande parte dos estudantes de Taubaté.

 RECORDANDO O CAOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Os informativos produzidos pela agência de publicidade contratada pela prefeitura, que consome uma verba de 7 milhões de reais por ano, e que são distribuídos na porta das escolas, tentam mostrar um cenário positivo da administração do governo José Saud na área da Educação. Os fatos contradizem toda a “forçosa” publicidade. A manchete “Com foco na qualidade de ensino e investimento, a educação de Taubaté é nota 10”, é digna de fazer o taubateano passar vergonha. Professores indignados, pais preocupados e os alunos amargando um prejuízo irreparável. Não há como ter um ensino nota 10 com mais de 1000 eventuais em sala de aula, com a desorganização generalizada que assola as salas de aula, com alunos sendo alocados em outras unidades de ensino, como os alunos da Escola Professor Ezequiel, que em pleno mês de setembro, foram direcionados para um prédio emprestado do “Campos da Juta”. As aulas sendo ministradas de forma precária, com professores de diferentes matérias, simultaneamente na mesma sala, contabilizando mais de 60 alunos no mesmo espaço. Sem contar as aulas online desde o início de 2023, com muitos pais que nos procuraram para denunciar a fragilidade da plataforma, que era muito instável. Como podemos considerar uma “Educação Nota 10”, citada no informe criado pela agência de propaganda contratada pela Prefeitura, paga com dinheiro do contribuinte que necessita que seus impostos sejam revertidos em políticas públicas eficientes, e não em revistas, jornais, comerciais de TV e rádio e redes sociais que não condizem com a verdade pois são considerados veículos “Chapa Branca”. Essas propagandas apenas retratam o desrespeito da atual gestão para com cada um de seus cidadãos, desde o mais idoso que necessita de cuidados específicos na área da saúde até os Taubateaninhos em seus primeiros passos que lutam por uma vaga nas poucas creches existentes, já que nenhuma creche foi construída e entregue em quase três anos de mandato.

ENSINO PRIVADO

A notícia hoje em alta é a união da escola Elite Rede de Ensino, a maior rede de educação básica do Brasil com 20 anos de história, com o Colégio Idesa. Segundo a metodologia o objetivo é oferecer recursos educacionais inovadores para o desenvolvimento máximo dos alunos. A fusão passará a se chamar Elite Idesa Taubaté, sendo a maior da rede devido à estrutura do Idesa e a 12ª unidade que irá oferecer turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio, com ensino integral. “É muito importante a rede estar no Vale do Paraíba. Uma chegada estratégica, pois estamos somando forças com a principal escola da cidade. Nosso objetivo é agregar ainda mais valor ao que já vem sendo feito, traremos inovações pedagógicas mantendo a excelência existente. No ensino integral, as crianças terão um currículo complementar bem dinâmico que dará suporte às famílias e acolherá nossos pequenos alunos. Taubaté sai ganhando”, comentou Marcelo Barbosa, diretor da Rede Elite de Ensino (Regional de São Paulo).

MANUTENÇÃO DAS VIAS NO ENTORNO DO IDESA

Não é segredo para ninguém, é visível à toda população as manutenção de calçadas e recapeamento que foram feitos no entorno do Colégio Idesa. Revitalização de praças, asfalto impecável e calçada com piso de primeira qualidade não é comum nos arredores das escolas do município. Assim como, agentes de trânsito fazendo a orientação na via. Simplesmente leva no mínimo a indagação das prioridades e por que somente nas proximidades do Colégio Idesa as obras, melhorias e segurança são prioridades.

CONCLUSÃO

 Enquanto o ensino público está capengando e sobrevivendo as custas dos professores eventuais, já que a administração não tem competência para fazer o chamamento dos professores que passaram no concurso, o ensino privado dá uma guinada proporcionando ainda mais desigualdade pela ausência de políticas públicas que abranjam toda a sociedade e não somente uma pequena parcela privilegiada e que possui condições de pagar o ensino privado.

 A TITIA QUER

 SABER Por que a educação pública não é prioridade para a gestão Saud?

 




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